Há Poder em Suas Palavras!
27 de Maio/Quinta Feira

Alguns, que me conhecem mais, devem estar pensando que enlouqueci! O Junior declarando isso ??!! Calma... Não é daquele “poder”que eu estou falando... Não daquele defendido no livro “Há Poder em Suas Palavras”, de Don Gosset (um dos maiores lixos editoriais que se tornou best-seller no meio evangélico, pra variar)... Não sou um Merlin, ou um Gandalf (acabei de ver “O Senhor dos Anéis”, ainda estou empolgado) que com seus abracadabras realizam proezas... Não saio por aí “decretando” coisas ou “ordenando” a Deus o que ele deve fazer... mas creio que há um certo poder nas palavras, e pretendo fazer de minha primeira crônica nesse novo ano um elogio ao poder das palavras, palavras mágicas, que encantam, decantam... palavras...

Palavras nos fazem odiar, amar, ter sentimentos nobres ou nem tanto... Por exemplo: alguns dos meus listers nunca me viram, não me conhecem, mas recebem meus mails e, por conseqüência, alguns já se consideram meus amigos, outros me acham um “revolucionário” (não sei o que pensam disso), alguns têm a certeza de que eu sou um herege, outros crêem que escrevo coisas “de Deus”, uns pedem pra eu mandar mais textos, outros pedem pra eu não mandar... tudo isso por causa das... palavras... entendem ??

As palavras muitas vezes nos fazem viajar. Já me apaixonei por palavras... Já fui atingido por palavras... palavras tem essa peculiaridade, mexem com a gente!!! Quantos já não sorriram ou choraram com palavras como: “eu te amo”, “eu não quero mais você”, “vamos namorar?”, “nasceu!!”, “você é feio”, “você é lindo”...

Alguém já disse que somos escravos das palavras que pronunciamos... eu digo que sim, realmente somos escravos das palavras pronunciadas e mais, somos enforcados por aquelas que escrevemos. Escrever não é fácil!! O que está escrito, escrito está!! Não há como mudar. Eu não posso negar daqui há algum tempo que escrevi estas palavras, elas já não me pertencem, pertencem agora a vocês, portanto faço um pedido: cuidem bem delas.

As palavras quando nos saem são como um parto, foram gestadas em nossa mente antes de tomarem esse corpo que chega pronto aos seus olhos.

Sou fascinado pelo poder das palavras! Não consigo fugir ao fascínio de vê-las escritas, reescritas. Tenho alma de escritor, isso está em mim, não há como mudar, vejo uma cena e o que me vem à mente ? Palavras, eis a resposta. Palavras para definir a cena, para poetiza-la, torna-la bela. Já repararam como um poeta consegue fazer bonito um amor perdido ? Como um grande escritor consegue nos fazer “entrar” na cena, viver o conteúdo do livro ? Saber domar as palavras, ao meu ver, é a maior das artes, pois elas são perigosas e doces ao mesmo tempo... Um “não” pode ter vários significados! Pode servir para negar um bem ou um mal, assim como um “sim” pode nos trazer algo bom ou nos levar à ruína...

A palavra é algo tão importante, que o próprio Jesus é chamado de Palavra, Verbo, Logos. Ele é a Palavra encarnada, tornada carne, gente. Palavra é ação, por mais que alguns assim não a vejam. Quem fala, age, interage. Um mundo sem palavras seria um mundo monótono. Pessoas que não falam nada me preocupam... estão sempre escondendo algo.

Mas aventurar no mundo das palavras é um risco, e um risco que gosto de correr. Quem lê muito pode ter seus conceitos sempre bombardeados, creio até que é por isso que não se deixa muito que o povo leia! Quem escreve corre um risco duplo. Além de se expor, corre o risco de ser mal interpretado, como já fui algumas vezes. Mas o que fazer ??? Se o risco é inevitável, que venham as críticas, até gosto delas, aprendo com algumas (sempre digo que não sei tudo, aliás, quanto mais leio mais vejo que nada sei), de outras tiro preciosas lições, outras me fazem rir, e como!! São palavras... doces e amargas palavras, mas são palavras.

Palavras são coisas ausentes tornadas presentes. Primeiro surgem na idéia, na imaginação, são ausência em si, desejo. O escritor deseja escrever, a idéia vem, não se sabe como, às vezes nem de onde vem, é algo ausente tomando corpo, é desejo sendo realizado, é filho sendo gerado. Palavras são o orgasmo da relação amorosa entre autor e papel, dão prazer, suor, cansaço e depois de tudo, a maravilhosa sensação de uma relação satisfatória.

Palavras são assim, são um mundo em si mesmas, podem ser o mundo de alguém, podem ser a máscara de outros ou a muralha de homens e mulheres que preferem se defender nelas. O que me faz lembrar as palavras de Fernando Pessoa:

“O poeta é um fingidor,
finge tão completamente,
que chega a fingir que é dor,
a dor que deveras sente.”

Assim são as palavras...

Um abraço carinhoso,

Autor: José Barbosa Junior

Fonte: http://www.crerepensar.com.br/ Related Posts with Thumbnails
3 Responses
  1. Generino Oliveira Rocha Says:

    Olá, Rodrigo, gostei muito do teu blog, sobretudo da apresentação visual e vou adicioná-lo como seguidor. Viisite e adiciona o meu também: www.generino.blogspot.com. Deus o abençoe.


  2. Déborah Requejo Costa Says:

    A paz do Nosso Senhor Jesus! Muito me alegra ver o Nome do Nosso Senhor sendo propagado, e você tem sido um instrumento muito importante nas mãos do Senhor, por isso não pare, não desista, não olhe pra trás! Continue sendo sempre vaso de honra, canal de benções , e persevera porque Deus é contigo! Foi Deus quem te chamou, Quem te escolheu, Ele cuida de ti. Glorifico ao Senhor por tua vida e de todos os que, como você estão fazendo a vontade de Papai! Eu não sei se o irmão vai crer, mas vou falar do mesmo jeito amém? Tem exaltação vindo pra vida do irmão viu. Continua nessa tua força! A graça e Paz do Nosso Senhor a ti e todos os teus!


  3. Gostei do texto e das considerações feitas por vc qto às palavras e ao poder q elas teem...Palavras...sempre PALAVRAS!A palavra denunciou à Pedro qdo este foi interrogado se era mesmo uns dos seguidores de Jesus.A palavra nos denuncia,por expressarmos idéias já contidas em nós.Ñ sei falar bem...mas me esforço pra falar o q é verdade pra mim,e em q acredito.

    Deus o abençõe amado!Paz seja contigo!