Anos 80 e 90
Nostalgia

A década de 1980, ou simplesmente década de 80, conhecida ainda como anos 80, foi o período de tempo entre os anos 1980 e 1989. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos, culturais e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação.

A década de 1990, ou simplesmente década de 90 ou ainda anos 90 é o período que se compreende entre 1990 e 1999.
A década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e a Internet.

BRINQUEDOS:
Rádio KinderOvo:

PROPAGANDAS:
Comercial Guaraná Taí - "Gostoso como um Beijo" (1982)


DESENHOS:
A Nossa Turma (1984):
Ai está a abertura e parte de um episódio do desenho "A Nossa Turma", lembrança da @Fernandarlf, via Twitter.

Exibido pelo SBT, "A Nossa Turma" era formada por seis bichinhos simpáticos que, juntos, compartilhavam alegrias e tristezas. Apesar das diferenças, a amizade sempre falava mais alto e o que eles mais gostavam de fazer era ajudar ao próximo. Estavam sempre reunidos no vagão de um trem ou na sorveteria do Sr. Hoofnagles, um bode muito simpático.

Personagens:

Alce Montgomery – Timothy Gibbs
Gato Zipper – Robbie Lee
Woolma Lamb (a ovelha Vilma) – Georgi Irene
Cadela Dotty – Bettina Bush
Castor Bingo – Scott Menville
Porco-espinho Márcia – Sherry Lynn
Mr. Hoofnagles (bode)
Catchum Crocodilo
Lagarto Leni


MODA:
Chinelo Rider



















PROGRAMAS:
Pião da Casa Própria - Silvio Santos:
Que desespero esse Pião da Casa Própria! Lembro que ficava tensa torcendo pelas pessoas. Até agora quando escutei o início dessa música o coração bateu mais forte.


MATERIAL ESCOLAR:
Estojo de dois andares:














ALBUNS DE FIGURINHAS:
Álbum Ploc Monsters














FILMES:
Os Goonies:
Original: The Goonies

Lançamento: 07/06/1985
Atores: Sean Astin
Corey Feldman

Diretor: Richard Donner

Se você não é um Goonie, não precisa nem continuar lendo. Esse filme é o maior clássico da Sessão da Tarde, lembrado por 10 em cada 10 pessoas que tiveram sua infância nos anos 80 (sim, éramos brega e daí?). E Goonies era aquele filme que você sempre tinha que ver, nem que isso significasse faltar o cursinho de inglês ou aquela aula de reforço de Matemática (maldita Matemática!).

Filme escrito por Steven Spielberg (esse é roteirista, diretor, produtor e ainda lava e passa) e estrelado por diversos atores mirins que ninguém lembra o nome, mas todos se lembram do asmático Mikey, do “professor” de espanhol Bocão, do inventor Data e do gordo Gordo (figuraça!).
Essa turma (sei que o termo é antigo, mas sou conservador) sai em busca de um tesouro para impedir que as suas casas sejam demolidas e acabam se envolvendo com um bando de criminosos (ou o bando dos 3 patetas) e o cara mais bonito de Hollywood: Sloth (Chocolate!!!). O filme todo tem como trilha sonora Cyndi Lauper (essa sim era muito brega).

Cena Inesquecível: Quando o Gordo conhece Sloth que está acorrentado e vendo um filme de pirata na tv. O Gordo oferece chocolate pra ele e ele começa a gritar e o Gordo também, pulando amarrado na cadeira até cair no chão. Muito bom a gritaria dos dois... que acabam virando amigos. Detalhe é o Sloth mexendo a orelhinha... eca!

Um filme que com certeza marcou uma geração inteira e transformou todos em Goonies.

Curiosidade: O ator John Matuszak que fez o papel de Sloth, também participou do primeiro episódio de Miami Vice. E o Mikey, o asmático, fez o Sam de Senhor dos Anéis.


BISCOITOS E DOCES:
Pirulito do Zorro:









MÚSICAS:
Abelhudos


Ao Mestre Com Carinho

Quero aprender sua lição
Que faz tão bem pra mim
E agradecer de coração
Por você ser assim

Legal ter você aqui
Um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar

Pra alcançar as estrelas não vai ser fácil
Mas se eu te pedir
Você me ensina como descobrir
Qual é o melhor caminho

Foi com você que eu aprendi
A repartir tesouro
Foi com você que eu aprendi
A respeitar os outros

Legal ter você aqui
Um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar

Pra mostrar pra você
Que eu não esqueço mais essa lição
Amigo eu ofereço esta canção
Ao mestre com carinho

NOVELAS:
chiquititas:
Chiquititas foi uma telenovela argentina criada por Cris Morena em 1995. Foi um dos primeiros grandes sucessos infantis dos anos 90 e ganhou versões para o Brasil, México, Portugal e Romênia.


OUTROS:

Turma do Arrepio (1989 a 1993)
A Editora "As Américas" lançou recentemente a nova série da Revista "Turma do Arrepio". A trupe reúne crianças que são descendentes de grandes monstros e personagens assustadores, mas só fazem trapalhadas. Draky é neto do Drácula; Stein é neto do Frankestein; Tuty é uma múmia; Luby é um lobisomem e Medeia é filha de uma grande bruxa. Sem contar Belfedo, o morcego mascote. O grupo teve uma série publicada pela Editora Globo, de 1989 a 1993, e uma série de TV na Rede Manchete, em 1997.

A Turma do Arrepio está de volta!

















SÉRIES:


MacGyver
em um fósforo? E... um clip de papel? Se não tiver nenhum dos dois, serve um chiclete, ou uma barra de chocolate.

Macgyver é o cara. Antigo agente das Forças Especiais do governo americano, O investigador passou a trabalhar para a Fundação Fênix, dedicada a combater o “caras maus” ao redor do mundo. Até aí, nada de diferente, certo? A trama podia ser de um episódio das panteras ou de uma brincadeira com o boneco Falcon. Ahá! Mas é aí que vem a grande sacada: o MacGyver conseguia combater o mal e mais um pouco sem usar... uma arma sequer!

Com alguns apetrechos inocentes no fundo do bolso (como aqueles que você se esquece de tirar antes de mandar para a lavanderia) e bons conhecimentos de química e física, ele conseguia fabricar quase qualquer coisa. Com um clip, pronto! Ele fechava o circuito de um míssil nuclear. Vazamento de ácido? Ahá: é só usar uma barra de chocolate.

Profissão Perigo (ou MacGyver, o título original) começou a ser transmitida nos Estados Unidos em 1985, e durou até 1992. Foi uma das séries de maior sucesso dos anos 80. O personagem de Richard Dean Anderson era admirado pelos meninos, arrancava suspiros das mocinhas e de quebra virou um modelo de comportamento, elogiado por críticos, pais e professores.

Como todos os bons heróis, havia a parcela de mistério: qual era o primeiro nome do MacGyver? (se não quiser que contemos o final, largue esse texto!) Os telespectadores só ficam sabendo na última temporada. Em um sonho, MacGyver volta à idade média e se encontra com seus ancestrais. Escrito numa bandeira sobre a parede de um castelo, estava seu nome:... “Angus!” “Oh” - diz uma donzela – “é um lindo nome”. E ele responde, não muito feliz: “Talvez no seu tempo. Porque de onde eu venho...”


Pronto, você já sabe o nome dele. Agora faça uma busca no Google, por “profissão perigo”. Você encontrará aproximadamente 1850 resultados, em 0,32 segundos (com este texto,1851). Mas repare bem: a maioria deles não tem nada a ver com a série dos anos 80. Mas a versão brasileira do nome deu origem a uma expressão que acabou se tornando um clichê, uma frasezinha de efeito que fica legal em qualquer título. “Profissão perigo: jornalismo”, “Medicina: profissão perigo” e o pior deles: “Professor profissão perigo”. Isso sem falar nas “Macgyverismos” (veja o texto abaixo): todo menino nerd deve ter um dia sonhado em ser o MacGyver.

O episódio de estréia da série, Missão Inicial, estreou no Brasil somente em 1986, no lugar de Viva O Gordo, no período de férias do Jô Soares. Abaixo, os "truques" usados por MacGyver no episódio:

1. Desarma míssil com auxílio de um clipe;
2. Com um rifle, fósforos, elástico e galho de árvore, cria tiroteio "por controle remoto" para distrair o inimigo;
3. Amassa cano de uma pistola de sinalização para transformá-la em foguete de empuxo;
4. Torna raios laser visíveis com fumaça de cigarro;
5. Redireciona laser com lente de binóculo até raio atingir a própria fonte;
6. Ergue viga, dando nó em uma mangueira contra incêndios;
7. Detém vazamento de ácido fazendo-o reagir com dissacarídeos de chocolate (lactose e sacarose) para formar carbono elementar e resíduo grosso viscoso;
8. Cápsulas de remédio e sódio metálico são transformadas em pequena bomba.

Pois é, MacGyver é o cara.




Se quiser matar mas saudades: http://www.voceselembra.com







Related Posts with Thumbnails