Cristianismo no Oriente Médio através de TV satélite
10 de Junho/Quinta Feira

O SAT-7, canal televisivo cristão via satélite que serve o Oriente Médio e o Norte da África, expandirá suas transmissões graças ao apoio da associação humanitária internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

O escritório britânico da organização disponibilizou um auxílio no valor de 15 mil euros para a modernização da aparelhagem do estúdio do SAT-7 no Cairo, Egito, que possibilitará o acesso a novos recursos.

O patrocínio por parte de AIS possibilitará melhorias na qualidade das transmissões da rede - que inclui noticiários, debates, música e ficção - para expandir os projetos de promoção, entre os cristãos, da colaboração com fiéis de outras confissões.

Rachel Fadipe, diretora executiva do SAT-7 no Reino Unido, explicou a importância de se expandir as transmissões ao vivo da rede, sublinhando "que permitem uma verdadeira interação com os espectadores."

Cristãos de diversas denominações atuam no canal de televisão, e o clero de várias Igrejas comparece aos programas de entrevistas para responder às perguntas dos telespectadores.

"Desde início, tínhamos a intenção de unir as Igrejas em sua diversidade, mostrando que é possível haver unidade", declarou Kurt Johansen, diretor do escritório europeu do SAT-7.

"Não escondemos as diferenças, mas as tratamos de modo educado e civilizado."

Explicando porque a TV via satélite é a forma mais eficaz de alcançar os cristãos da região, Johansen lembrou que no Oriente Médio a TV por satélite constitui "o meio por excelência", e que "mais da metade de seus habitantes têm uma antena de recepção do satélite, e assiste à televisão diariamente - mais que em qualquer outra parte do mundo".

As transmissões, no entanto, estão sujeitas à restrições de conteúdo em alguns países, como na Arábia Saudita.

"Muitos cristãos são pouco instruídos, não sabem ler ou escrever, não têm acesso a um sacerdote, mas com o SAT-7, podem sintonizar-se 24 horas por dia, aprendendo e aprofundando sua fé cristã", indicou Johansen.

Além de crescente número de programas ao vivo, o SAT-7 oferece novelas de conteúdo cristão, filmes sobre personagens bíblicos, debates sobre as escrituras e, semanalmente, uma intervenção do líder copta ortodoxo Shenouda III.

SAT-7 transmite 24 horas por dia em cinco canais, alcançando um público de cerca de 8 milhões de espectadores em 19 países.

Tunísia

Em toda a Tunísia, a TV por satélite se tornou muito popular. Desde a ocupada capital de Túnis até o deserto pode-se ver as antenas apontando para o céu. Praticamente todas as casas têm um rádio e uma TV, e a maioria tem uma antena. Portanto, a TV e o rádio são meios poderosos de levar as boas novas para os lares.

A programação na língua tunísia (árabe) é um ótimo método pelo qual a mensagem de Jesus está sendo transmitida de Norte a Sul. Essas mensagens tiveram início há alguns anos, com alguns cristãos testemunhando sua fé no Senhor dos senhores. Em uma cultura onde ser diferente e expressar particularidades não é visto como algo bom, mas suspeito e não confiável, ouvir esses programas e os testemunhos dos cristãos tunísios é algum muito importante.

Fonte: Zenit/ OGalileO


Faça um blogueiro feliz comente Related Posts with Thumbnails
0 Responses