O Patriarca da Fé (Parte Final)
13 de Abril/Terça Feira

Vida na estrada


1. Sanliurfa

O Gênesis diz que o patriarca nasceu em Ur dos Caldeus. Por muito tempo, acreditou-se que era a cidade de Ur, que hoje fica no Iraque. Atualmente, considera-se que o texto faz referência a Sanliurfa.

A cidade do sul da Turquia tem 500 mil moradores e é um centro de peregrinação de fiéis em busca de locais considerados sagrados, como uma caverna onde Abraão teria nascido.


2. Harã

É o local onde Javé teria falado a Abraão pela primeira vez. Escavações no local indicam que Terá, o nome de seu pai, seria, na verdade, um clã poderoso na região.

Hoje é um vilarejo de 500 pessoas na Turquia. De acordo com a tradição, uma casa localizada em uma colina nos arredores teria abrigado a família do patriarca.


3. Sechen

Uma das mais antigas cidades do Oriente Médio. Ali, Abraão ergueu um altar para Javé.

Atual Nablus, na Cisjordânia, tem 130 mil habitantes e está sob o controle da Autoridade Nacional Palestina. Ali fica a suposta tumba de José, bisneto de Abraão.


4. Hebron

Abraão passou longas temporadas nessa região. Foi ali que ele e Sara foram enterrados.

A cidade da Cisjordânia é marcada pela tensão permanente entre israelenses e palestinos. Um grupo de cerca de 500 judeus vive ao lado de 160 mil árabes.


5. Tanis

O local mais provável onde Abraão teria vivido no Egito, até ser expulso pelo faraó.

Centro administrativo em 1200 a.C., hoje é um conjunto de ruínas que forma um dos sítios arqueológicos mais importantes do país.


6. Beersheba

Local onde nasceu Isaac e onde ele teria sido circuncidado. Aqui, também, Javé teria ordenado ao pastor que sacrificasse o filho.

A cidade mais importante do deserto de Negev, ao sul de Israel, concentra imigrantes etíopes e russos.


7. Jerusalém

Para os judeus, foi sobre o monte Moriá que Abraão teria oferecido Isaac em sacrifício.

Tanto o monte quanto a rocha do sacrifício estão dentro da mesquita de Omar, em Jesusalém, Israel.

Super-homem


Relatos concedem sabedoria infinita ao patriarca

• Intérpretes do Livro dos Jubileus dizem que Abraão dominava a astronomia e a ensinou aos fenícios, que passaram a usá-la para controlar o mar Mediterrâneo.

• De acordo com a tradição oral repetida por várias gerações, o patriarca também teria transmitido aos egípcios seus profundos conhecimentos de matemática.

• Outra área que ele dominaria seria a filosofia. Abraão teria repassado conceitos avançados aos egípcios, que por sua vez os teriam encaminhado aos filósofos gregos.

Um sobrinho problemático

Terá tinha três filhos: Nahor, Haran e Abraão. Depois que Haran morreu, seu filho, Ló, passou a acompanhar o tio caçula. Quando a família voltava do Egito, os dois se desentenderam e o sobrinho ficou com as melhores terras. Até que uma federação de reinos vinda da Mesopotâmia, liderada pelo rei Chedorlaomer, ocupou a região. Doze anos depois, os moradores do local se rebelaram. O movimento foi contido e Ló, feito refém. Abraão reuniu seus homens e o resgatou. Mas o sobrinho ainda se envolveria em mais confusão. Ele se instalou em Sodoma, onde foi visitado por três anjos. Os habitantes da cidade tentaram invadir a casa e foram contidos pelos seres celestiais. Ló fugiu com a família enquanto Javé lançava uma chuva de fogo e enxofre sobre Sodoma e a vizinha Gomorra. O grupo havia sido orientado pelos anjos a não olhar para trás. Mas a mulher de Ló desobedeceu e foi transformada em estátua de sal.

Fonte: Aventuras na História Related Posts with Thumbnails
0 Responses