Aula de Vida com Química
Rola uma química…



Tem vezes que que me sinto uma molécula. Um tanto quanto pequena e insignificante… assim como abundante e necessária. Talvez menos um ou outro.

Meu número é a-tômico, minha massa incorpórea é próxima de um. Nas CNTP sou incolor, inodora, insípida, insolúvel em água – a qual inclusive eu componho. Já na TPM, pareço ser outro elemento, mas só muda minha forma molecular, sou diatômica e, consequentemente, inflamável…

Convivo então em ligação covalente comigo mesma. Sem dar… sem receber…

Apesar de abundante e presente em tantos lugares… até nas estrelas, me sinto só. Sinto que não me enquadro em nenhum grupo. Como se não fosse elementar, como se não tivesse família, como se ocupasse o topo apenas por não haver outro lugar.

E de cima, a vida é solitária. Sem muito calor específico, paradoxalamente, com eletronegatividade ligeiramente positiva. É difícil de explicar, mas me sinto meio neutrôn… embora também não tenha nenhum.

Sinto que não sou muita coisa sozinha e mesmo quando faço pontes, meus elos são fracos e sei qualquer chuva de outono os dissolveria. Fujo. Não aguento mais formações, cliclos e fusões. Quero escapar da gravidade da terra, deixar a atmosfera e permanecer nas galáxias longe dos olhares terrenos.

O estado de tal matéria não é lá dos melhores. Mantenho a aparência… sempre. Torno frágil metais dos mais transitórios até que me dissolvo em Terras-raras e em metais amorfos. Então já não sou eu quem sigo, minha estrutura é outra.

Prefiro ser rara a ser quântica. Prefiro ser filha se bactérias e algas… a ser uma princezinha de plasma vivendo só em auroras polares. Prefiro que meu corpo e alma sejam dicotomicos a diatômicos. Cansei de reformações catalíticas, quero reações catastróficas, aristotélicas e excessivas.

Cansei de ser só uma. Quero ser prata ou ouro. Quero ser índio. Quero ao menos ser nobre. Quero maior potencial de ionização e melhor condutividade térmica. Quero causar impacto ambiental.

Quero deixar de ser hidrogênio.

Tábata Mori, ao vivo

Fonte: ex_pressao Related Posts with Thumbnails
0 Responses