Quarto Sujo
19 de Fevereiro/Sábado

Ref: Lucas 19. 1-9.

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Assim como nos dias atuais, na época de Zaqueu, alguns fiscais tinham o costume de cobrar propina, obter agrados em troca de solução de problemas, etc. Eles tinham má fama, eram corruptos e possuíam boa situação financeira. Entretanto aquele homem que vivia uma vida errada quis conhecer Jesus.

Zaqueu era um homem rico, mas tinha problemas e para ver o Mestre, buscou uma solução. Ele teve a humildade de subir numa árvore, para vê-lo. O Superintendente da Receita subiu numa árvore, desceu de sua ‘majestade’ para ver Jesus.

A Palavra de Deus diz que é mais fácil, um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus. O rico pode ser salvo, mas precisa deixar a sua arrogância.

Nesse episódio, inicia-se o relacionamento de Zaqueu com Jesus e por pousar na casa de Zaqueu, Jesus pagou pela crítica dos fariseus. “ Imagine, o Mestre na casa de um ladrão?”

Os corruptos não encontram-se apenas nos altos cargos do governo ou nas diretorias das grandes empresas... Quando você é mandando embora de um emprego e entra em outro não permitindo que assinem sua carteira para continuar recebendo o seguro desemprego, você está roubando. Está sendo corrupto. Quando deixa de dar o troco de R$0,20 do pão, está roubando.

Não importa se furtou pouco ou muito, o tíitulo que se dá é o mesmo - ladrão. Da mesma forma o cristão autêntico, seja qual for a situação que estiver passando, ele continua sendo cristão.

A bênção na vida de Zaqueu, iniciou-se a partir do momento em que ele assumiu que precisava de Jesus. O reino de Deus não trabalha com agente secreto. Zaqueu foi ousado, ele sabia o que queria e não se atemorizou.

Após Jesus pousar em sua casa, Zaqueu poderia ter continuado o mesmo corrupto e ladrão, porque é possível que Jesus entre em nossa vida e as coisas continuem como estão, mas Zaqueu tomou a atitude de querer mudar, porque Cristo não somente pousou em sua casa, mas transformou sua vida.

Você já permitiu que Cristo transforme seus relacionamentos, sua vida financeira, seu trabalho? Zaqueu permitiu-se ser transformado. Como se deu essa transformação?

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”

O problema de Zaqueu era a corrupção, e ele conseguiu deixar Jesus entrar nisso. Ele demonstrou através da sua atitude que algo muito especial estava acontecendo em seu interior. Ele permitiu que Cristo entrasse no ‘quarto’ mais podre de sua vida.

Qual é o quarto mais sujo da sua vida? Deixe Jesus entrar e transformá-lo.

Tenho tentando deixar Deus entrar em todos os quartos da minha vida. Sei que muitas pessoas nunca deixaram o Senhor, entrar em alguns quartos de suas vidas e por isso não são completas, porque há algo de muito sujo as impedindo de romper em Cristo.

Permita Jesus entrar nos quartos da sua vida e isso inclui as divergências com os vizinhos, os atritos com aqueles que você não se dá bem, etc. Jesus entregou tudo por nós na cruz do calvário, temos que entregar tudo a Ele, inclusive os ‘quartos sujos’ que ninguém tem acesso.

Que Deus abençoe sua vida!

Dr. William Douglas

Juiz Federal e Pastor na Igreja Batista Getsêmani

www.williamdouglas.com.br

==

Mensagem ministrada no Culto Pastoral em 30/01.

Edição: Renata G. Santana

Comunicação Getsêmani

Faça um blogueiro feliz comente Related Posts with Thumbnails
0 Responses